Workshop de BLW e a minha Babinca
- Andreia
- 13 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

E foi neste sábado que passou o workshop de BLW e alimentação saudável com a nossa querida pediatra. Eu estava super entusiasmada...aquilo é mesmo a minha cara! E lá fomos os três, eu, o pai e a Babinca claro para ser a nossa "provadora"oficial.
Só posso dizer que adorei a experiência e saí de lá babada!
Adorei a experiência porque eu adoro cozinhar e estas ideias novas dão comigo em louca (basta dizer que domingo comecei logo com experiências). Aprendi imenso, saí de lá com uma listinha de receitas e com imensas ideias para diversificar (mais ainda) a alimentação da piolha. Quem me conhece e acompanha este blog/site já percebeu com certeza que eu adoro cozinha e adoro dar-lhe coisas novas para experimentar...texturas e sabores e inventar com ela...e ela agradece visto que come de tudo o que eu tenho feito e ao menos sempre varia.
Mas vim de lá esclarecida sobre imensas coisas...por exemplo, ainda não tinha introduzido o ovo. Já tinha andado a ler que para introduzir o ovo era primeiro 1/4 de gema, depois deixar passar não sei quanto tempo, depois 1/2 gema e andávamos nisto até chegar à clara. No BLW não há nada disso e "adeus" à regra do esperar três dias a ver se faz reacção. Fantástico e a minha cara...até porque como já perceberam eu faço uma papa diferente para a minha piolha todos os dias para a escolinha e se tivesse de esperar três dias entre a introdução de cereais e frutas (que muitas vezes misturo e vario) estava tramada. Portanto ela comeu ovo pela primeira vez no sábado incorporado nos crepes de banana e nos queques. E eu como quis reproduzir os queques em casa (porque até eu gostei) toca de "botar" lá o dito ovo. Não coloquei 4 como dizia a receita original mas coloquei um coisa que até agora tinha evitado fazer.
E saí de lá babada porque acho que a minha piolha foi dos poucos bebés que experimentou de tudo (menos a pêra abacate que ela esborracha nas mãos). Era vê-la de talo de pepino numa mão e brócolos ou hambúrgueres de frango na outra (não largava era o talo de pepino). Comeu portanto: pepino, brócolos, hambúrgueres de frango, maçã e cenoura, crepes de banana, maçã cozida, pêra, os pastéis de atum e batata doce (que fui eu que orgulhosamente fiz), massa dos caracolinhos, queques de banana, maçã e gengibre (os tais)...enfim e mais houvesse.

Os crepes de banana que ela também provou claro...estavam óptimos de consistência e ela adorou. Já temos feito crepes em casa como podem ver pelas nossas receitas com legumes incorporados e, portanto, para ela não foi uma novidade.

Aqui está a foto do que sobrou...aprendi que cortar o pepino assim aos talos é bastante mais prático para ela. Quando lhe fui buscar um talo de pepino não mais o largou da mão.
A mesma coisa com os brócolos...brócolos foi das primeiras coisas que lhe dei em BLW e, portanto, ela estava habituadíssima a eles. Ainda assim continua a adorar. É lindo ver a destreza com que ela agarrar no talo do brócolo e leva a arvorezinha à boca...e sim, come mesmo não faz SÓ chafurdisse (atenção ao "SÓ"...obviamente que o chiqueiro também é mais que muito).
Deu-me imenso gosto ver a piolha a comer com vontade e de tudo um pouco. Não houve nada que lhe colocasse à frente que ela não tivesse levado à boca para experimentar.
E com isto fico super feliz...o BLW não teve um inicio fácil mas foi a melhor opção para iniciar a alimentação dela. Agora come de tudo sendo que sopa e papas somos nós a dar mas tudo o que é mais sólido é ela a comer sozinha e nada de lhe meter nada na boca.
Estou a criar uma menina linda e cheia de personalidade mas acima de tudo estou a tentar que ela não seja tão "esquisita" como a mãe é no que toca a comida. E parece que estamos a levar as coisas a bom porto assim.
Entretanto como já disse vim para casa cheia de ideias e no domingo à tarde toca de fazer os muffins que comemos lá no workshop. Não coloquei como já disse os ovos todos mas ficaram muito bons...deu para uns 30 muffins dos pequeneninos e ela usurpou logo um. Na segunda feira mandei uns quantos para a escolinha dela e parece que foram aprovados pela pequenada. Ainda bem...nem vos consigo explicar bem a satisfação que isto me dá :)

Comentários