As novidades nas papas da Binca
- Andreia
- 7 de abr. de 2016
- 3 min de leitura

Olá a todos...já não vinha há alguma tempo fazer um post e a verdade é que pouco tenho feito de novidades na cozinha para mim. Tem sido tudo para a piolhita e para introduzir vários tipos de alimentos na dieta dela (que continua a ser maioritariamente maminha da mãe).
De facto tenho variado imenso na alimentação dela...sei que a janela para introduzir novos sabores é curta e quero aproveitá-la ao máximo. Tenho feito mais compras no supermercado biológico (sobretudo para os condimentos, cereais, etc), frutas continua a ser as senhoras da beira da estrada que vendem lá das suas hortas da terra e talho é um talho de família pelo que já introduzi peru, coelho e frango (frango é o que gosta menos mas agora a próxima vai ser com perna de frango a ver se ela prefere o sabor em relação ao peito).
Cereais...tinha aveia e sêmola de milho...comprei millet, arroz integral, trigo sarraceno e quinoa. Estes comprei a granel no supermercado biológico...a vantagem do granel é que para além de sair mais barato, podemos comprar pouca quantidade (não arriscando a ficar com um pacote aberto de uma coisa que ela não gosta). Além disso fui alertada que estes cereais em pacote trazem algum conteúdo de sal.
O arroz integral visto ser de cozedura muito lenta, reduzi a farinha na minha "empregada" mal cheguei a casa. Dou-lhe vários usos como podem ver pelas receitas mas na papa propriamente dita só usei uma vez porque não tinha deixado nada de molho. De resto uso em bolachas ou panquecas para ela, para enfarinhar as mãos enquanto manipulo coisas para ela, etc.
Tirando este e a sêmola de milho, todos os outros cereais eu deixo de molho de um dia para o outro. Ou seja, hoje faço a papa com uns e aproveito para deixar logo outros de molho para o dia seguinte...já li em vários sítios que deixar de molho ajuda a eliminar os fitatos e além disso ajuda a reduzir o tempo de cozedura. Por isso, faço...
Tento sempre colocar mais fruta do que cereais...e apenas coloco os cereais na papa porque não os coloco na sopa e porque, como já disse, quero variar nos ditos ao máximo.
Sinto necessidade de fazer uma papa diferente todos os dias...e porquê? Porque na impossibilidade de as fazer no momento (são para ela levar para a escola no dia seguinte) acho sempre melhor ela comer algo diferente todos os dias (já que a sopa é igual todos os dois em dois ou três em três dias). ADORO cozinhar como já disse e por isso ADORO fazer uma papa diferente para ela todos os dias. Modificar texturas, frutas, sabores, cereais...acho tudo isso importante na diversificação alimentar da Babinca.
Como também já tinha dito utilizamos com ela o método misto com BLW e por isso todos os dias leva legumes cozidos a vapor (brócolos e couve flor - que ela ADORA - e cenoura ou batata doce assada, enfim...dou largas à imaginação).
Ontem para além dos legumes cozidos a vapor decidi fazer umas panquecas de brócolos e mação (que me tinha sobrado da papa) com aveia - a receita já está no separador. Gostei do resultado final e espero que ela hoje também tenha gostado. São super saudáveis e a minha cadela também aprovou...não lhe fazem mal nenhum por isso siga de comer! Ficaram com óptimo aspecto e de sabor...sabem a brócolos...como a Babinca gosta do sabor acho que será uma vantagem.
As outras panquecas que fiz de banana e pêra foram um sucesso até no infantário...a auxiliar veio perguntar-me o que era aquilo e dizer que estou na profissão errada porque elas provam sempre um bocadinho da papa dos piolhos e pelos vistos aquela foi aprovada.
Adquiri também óleo de côco que vem assim tipo manteiga (nunca tinha visto aquilo), parece que fica líquido ao atingir certas temperaturas. Também comprei pepino, maracujá e anona numa frutaria onde costumo comprar as mangas docinhas (também veio uma) por isso este fim de semana haverá certamente uma experiência nova (ou várias).
Resta-me dizer que ter uma filha fez de mim uma pessoa melhor a todos os níveis...não fosse por ela não tinha conhecido um mundo tão vasto de alimentação, produtos biológicos, enfim...e isto é só a ponta do iceberg. Daqui para frente vai ser sempre a melhorar...para ela e por ela :)))

コメント