top of page

As "papas" da Babinca e o BLW

  • Andreia
  • 15 de mar. de 2016
  • 4 min de leitura

Pois é, como já tinha mencionado a minha Babinca fez 6 mesinhos dia 22 de Fevereiro e com eles veio a introdução da alimentação complementar (AC).


Não me canso de falar sobre este assunto "alimentação"...primeiro porque quero dar o melhor à minha filha, depois porque quero que ela prove de tudo, depois porque adoro cozinhar e também porque adoro amamentar. Enfim...por toda uma panóplia de motivos que me faz ter um interesse exponencial nestes assunto.


Vamos começar pelo princípio...na minha demanda pela amamentação li alguma coisa sobre a alimentação complementar e acho (e mantenho pé fincado bastante firmemente neste aspecto) que é exactamente como o nome indica...complementar! Ou seja?!?! O leite continua a ser a PRINCIPAL fonte de alimentação...pelo menos assim o é para a MINHA Babinca!


Posto isto as minhas expectativas nunca foram muito elevadas...sabia que ela não ia comer uma pratada de sopa da primeira vez (nem da segunda nem da terceira e se calhar nem da vigésima) nem um prato de fruta cozida. Afinal ela só tinha experimentado o meu leitinho até então e tudo o resto é novidade para ela.


Fiz então uma sopa de batata doce com abóbora e cozi uma maçã. Ainda assim e já com expectativas baixas (porque sabia que o meu leite era melhor do que aquilo tudo) devo confessar que foi um desastre TOTAL! Ela não só detestou (fez vómitos e tudo..."que raio é isto que me estás a dar agora?!") como até choramingou.


Ora eu sempre disse que não ia obrigar a minha filha a comer e nada daquilo me estava a parecer muito "certo" por mais normal que fosse...


Entretanto e no meio do caminho decidi mudar novamente de pediatra...ou eu sou uma pessoa muito insatisfeita ou algo estranhamente errado se passa com a sociedade. A minha filha ia iniciar a AC e a pediatra parecia mais preocupada em que ela fosse dormir num quarto sozinha e abandonada do que em ajudar-me a escolher o melhor caminho para ela. Inclusive chegou a insinuar que ela já não precisava mamar durante a noite!!! Passei-me (e acontece com facilidade também é verdade) e fui à procura de outra pediatra...mais "amiga" da amamentação prolongada e do co-seepling. Encontrei (acho) mas também entrei logo a matar ("Antes de mais deixe-me dizer-lhe que a minha filha dorme comigo e ainda mama e vai mamar até quando ela quiser!")....não sei se a intimidei mas ela respondeu "e acho muito bem". A resposta satisfez-me...


Entretanto esta nova pediatra pergunta-me como tem corrido a sopa..."mal, faz vómitos e não quer nada daquilo; fruta cozida então é pa esquecer".

"Claro - diz ela - habituada ao leite da mãe, que "porcaria" é esta que me estão a dar?!" ( e fazia caretas também e a Babinca ria como se percebesse).


Falámos então do "baby lead weaning"(BLW) o qual eu já conhecia e queria fazer com a Babinca pois achava que ela iria aceitar melhor a comida assim e que pelo menos nos iriamos divertir enquanto introduziamos lentamente novos sabores. Assim foi, trouxe uma lista de alimentos permitidos (quase todos) e de dicas para nos ajudar e fomos experimentar.


E isto foi a primeira coisa que a baby Binca comeu...brocolos e cenouras cozidas a vapor. Percebemos depois que ela tinha uma clara preferência pelos brocolos. Claro que não controlava o que ela efectivamente comia, claro que foi muita comida para o chão e para as paredes (a Sasha agradece)...mas o importante é que ela sentiu o sabor.

Como tantas outras a Babinca também vai para a creche e sabemos que lá são muitas crianças e o BLW não é uma opção por isso ela tinha de comer também a sopa. Mas calma...sabemos que ela gosta de brocolos.

Assim a primeira que ela comeu sem fazer vómitos e/ou chorar foi a sopa de brocolos. Não, não comeu um prato cheio de sopa e não foi logo no primeiro dia. Mas no segundo dia comeu uma segura concha de sopa sem mandar nada fora o que para mim foi uma vitória.


Percebi também que ela gostava mais de fruta crua do que cozida (o que eu já suspeitava) e por isso dei-lhe bocadinhos de maçã e banana...ok, não fez caretas, não fez vómitos (e por isso a esta sopa de brocolos adicionei também uma fatia de maçã (a receita está no separador - As "papas" da Babinca) no meu site).


A manga foi um igual sucesso...adorou...


Perâ abacate...nem eu nunca tinha provado, dei-lhe um bocadinho e pareceu-me que ela não amou de paixão. Provei...ecaaaaa aquilo realmente não sabia a nada. Resolvi então e porque, como sabem, não gosto de deitar nada fora, fazer uma papa com sêmola de milho (que tinha comprado para o efeito) e.....SUCESSO!!


Uvas...eram super doces mas ela parecia não estar a gostar daquilo assim...mais uma vez saiu uma papa caseira que ela comeu sem uma careta sequer.

E assim vamos estando, eu e ela a aprender uma com a outra...a ensinar uma à outra e sobretudo a divertirmo-nos uma com a outra...porque as transições não são fáceis para ninguém, porque as adaptações são difíceis e sobretudo porque as mães estão cá para facilitar as coisas para eles...


As receitas das papas e das sopas preferidas da Babinca estão detalhadas no separador - As "papas" da Babinca no meu site. Estejam à vontade para tirar ideias...inspirem-se! E sobretudo.........DIVIRTAM-SE!!!




 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon

Obrigado a todos....

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square
  • google-plus-square

​​© Copyright 2032 Designs by Thomas Rider.

bottom of page