Novidades do Site
- Andreia
- 16 de fev. de 2016
- 3 min de leitura

Considero-me uma pessoa muito organizada e agora com a minha Babinca sinto necessidade de me organizar mais e melhor para poder passar mais tempo de qualidade com ela.
Assim sendo lancei-me nesse mundo que é a organização de ementas semanais. Resolvi criar no site um separador só para isso onde partilho convosco aquelas que são as ementas semanais da minha casa. Com este pequeno "projecto" concluí várias coisas:
1) Tenho bastante mais tempo para a minha Babinca (que isso sim é importante).
2) Consigo uma alimentação muito mais variada (quem é que ainda não se disse a si mesmo "estou farto de comer sempre o mesmo" ou " não tenho ideias para o jantar"???).
3) Poupo no supermercado, porque só compro o que preciso normalmente com base semanal ou mensal (isto para mim também é super importante).
Tenho uma agenda onde, a cada sexta feira aponto o que tenciono fazer para a semana seguinte. Claro que estas ementas não são rigidas e se uma vez for, por exemplo, almoçar fora, aquele almoço não conta. Mas fica como ideia para a semana seguinte. Tenho também uma lista de todos os pratos conforme me vou lembrando deles porque, por vezes, ao elaborar a ementa, fico sem ideias para um dia ou outro e posso sempre consultar a lista dos "favoritos".
Agora estamos num período de muito frio e por isso ao jantar sabe bem comer uma sopa. Por isso tenho sempre sopa feita em casa para a semana. Às vezes fartamo-nos de comer sempre a mesma sopa todos os dias...o segredo para contornar este "obstáculo" é fazer duas sopas diferentes em menos quantidade para não estragar (odeio deitar comida fora). Ou, em alternativa, fazer alguns "acompanhamentos" para a sopa que também podem encontrar por aqui no site sejam eles queijo fresco com umas tostas integrais, tostas mistas, omeletes, uns salgados (como os meus famosos palmiers de queijo e fiambre) ou mesmo uma peça de fruta.
Outra consideração a ter é escolher um dia para (tentar) fazer as coisas para a semana que para mim é geralmente ao fim de semana que é quando tenho mais tempo, especialmente ao domingo. De entre estas coisas encontram-se a(s) sopa(s), o queijo fresco, as bolachinhas para a semana e para levar para o trabalho, o bolo (costumo fazer um por semana...sim estou a tentar atingir a perfeição), o pão (que também faço para a semana pois geralmente como sempre pão ao pequeno-almoço), os iogurtes, o almoço para segunda e terça feira...enfim, todas as coisas que posso ir adiantando (de preferência fazer várias de uma vez) para poupar mais tempo durante os outros dias.
E pronto, espero que esta "ideia" vos dê muito mais ideias para a elaboração das vossas ementas e vos ajude de alguma forma. Se tiverem sujestões para mim estejam à vontade para as partilhar :).
Entretanto criei também um separador onde vou colocar as experiências gastronómicas que vou iniciar com a minha Babinca. Brevemente ela também se vai lançar no mundo das comidas e por isso vou partilhar convosco aquilo que serão as "papas" da Babinca que prometem ser saudáveis e variadas. Espero que ela goste porque serão certamente preparadas com todo o carinho do mundo e SÓ para ela.
Neste ponto gostava de criar uma ressalva a qual também já mencionei no post da "amamentação"...NINGUÉM senão eu vai decidir o que é melhor dar à minha filha e não há pediatra que venha que me vai fazer mudar de ideias em relação ao que quero para ela (a não ser, claro, que esteja a cometer uma barbaridade gastronómica para a miúda).
Outra ressalva é que NINGUÉM vai obrigar a minha filha a comer. Se eu não o faço em casa não é ninguém que o vai fazer. As crianças têm o seu próprio ritmo e sou apologista da técnica "quando tiver fome come". Não me parece (a mim) de todo adequado nem vantajoso obrigar uma criança a comer.
Por fim, bem como grande parte das crianças a minha também irá para a creche, obviamente que não vou poder controlar TUDO o que ela come (com muita pena minha); no entanto, o facto dela comer menos bem na creche (por exemplo, darem uma papa industrial) não significa que não coma bem em casa e que eu não vá sempre tentar utilizar os ingredientes mais saudáveis para ela.
Posto isto, com o desenvolvimento dela, irei partilhar convosco as "papas" da Babinca (que eu também vou provar) que não são receitas de ninguém, são minhas e dela, mas que vos pode ajudar ou dar ideias para a alimentação dos vossos rebentos.
Um beijinho a todos e boas papas...
Comments