top of page

As "papas" da Babinca II

Olá amigos...

Pois é a nossa Babinca fez um aninho...e como tal achámos que fazia sentido fazer uma nova página...As "papas" da Babinca II são a nossa nova etapa...o primeiro ano já se passou. Um ano de muitas experiências...muitas coisas que gostámos e experimentámos, um ano de muito conhecimento e de muita sintonia principalmente entre mim e a Babinca pois efectivamente eu experimentava e a Babinca aprovava (ou não) as minhas experiências. 

Gostava de vos dizer que a grande parte das nossas "experiências" são estudadas e fundamentadas...pesquiso sempre os benefícios das coisas antes de comprar ou de lhe dar. 

Quem nos acompanha e quem fala comigo no Facebook sabe que gosto de deixar todas as comidas da minha Babinca saborosas...a sopa leva sempre ervas aromáticas, os assados, os grelhados...não usei sal nem açúcar com ela...mas de resto há pouca coisa que não use. E por agora vamos continuar assim embora tenha já comprado um tipo de sal que se adapta às necessidades da princesa.

Achámos por isso, e porque depois do primeiro ano há algumas coisas que mudam, que deviamos fazer esta nova etapa...sejam bem vindos e muito obrigada a todos.

Bolachas de Laranja, Banana e Canela

Pronto quem conhece o meu "formato" sabe que gosto de ter sempre bolachinhas prontas para a Babinca. Caseiras, sem açúcar e saborosas para levar quando saio de casa com ela, para lhe dar ao pequeno almoço ou ao lanche ou quando ela pede...é bom termos sempre algo para eles beliscarem quando querem. Como tinha lá umas bananas no frigorifíco e as minhas bolachas de banana saem sempre bem resolvi fazer para ela uma fornada.

Ingredientes:

- 3 bananas

- Sumo de 1 laranja

- 2 tâmaras (demolhadas)

- canela em pó q.b.

- aveia q.b.

Preparação:

1) Triturei as bananas com o sumo da laranja, as tâmaras e cerca de uma colher de sobremesa de canela em pó.

2) Juntei o preparado da banana com aveia...foi mais ou menos um copo de aveia. Misturei tudo muito bem e deixei no frigorífico mais ou menos uma hora.

3) Forrei um tabuleiro com papel vegetal e com uma colher de sopa fui tirando porções da massa e ia achatando no tabuleiro. 

4) Levei ao forno até ganharem a consistência desejada. Deixei assar pouco tempo porque quero que fiquem molinhas. 

Nota: Depois das bolachas arrefecerem convém colocar numa caixinha e guardar no frigorífico para aguentarem mais tempo. 

Hambúrgueres de Coelho, Legumes e Maçã com Cuscuz de Flores Comestíveis

Com a Babinca mais crescida estamos a começar a inovar as opções de segundo prato para ela. Ela come sempre sopa e até a come muito bem mas temos sempre um segundo prato para ela comer e brincar, para testar sabores, para experimentar...

Fomos ao supermercado biológico e comprámos este cuscuz com flores comestíveis que já andávamos a namorar há algum tempo e nada como o presente para experimentar...

Além disso adoramos cuscuz...conhecemos o cuscuz com a Babinca e com as pesquisas para ela, para papas e afins. É um produto super versátil e sobretudo muito fácil de preparar pois basta hidratar. 

Portanto, fizemos uma sopa de coelho e alho francês (que ela adorou por sinal) e tirámos uns pedacinhos desse coelho para fazer os hambúrgueres. E durante a noite tirámos umas duas colheres de sopa deste cuscuz com flores comestíveis (hibisco, rosa e lavanda) e deixámos a hidratar com  o mesmo volume de água quente. 

Ingredientes para os hambúrgueres:

- Uns pedacinhos de coelho cozido (usei pouco, cerca de 10g)

- 30g de batata doce

- 1 cenoura 

- 1 maçã

- hortelã

- aveia

- 3 colheres de sopa de farinha integral

- óleo de côco q.b.

Preparação:

1) Já tinha cozido o coelho para a sopa por isso tirei apenas um bocadinho e coloquei no copo da varinha mágica juntamente com a cenoura, a batata doce e a maçã cozidas. Triturei tudo com uns 50 ml da água da cozedura do coelho (mas pode ser água normal)

2) Coloquei essa pasta numa taça e adicionei a hortelã picadinha e a farinha integral. Envolvi bem.

3) Fui adicionando a aveia até obter a textura desejada. Adicionei até conseguir tirar pedaços com as mãos sem a massa pegar demasiado. 

4) Numa frigideira coloquei uma colher de sobremesa de óleo de côco e a derreter e fiz os hambúrgueres até dourarem.

Nota: Rendeu 6 hambúrgueres. Tirei dois para fazer na altura e congelei o resto para fazer quando fosse preciso.

A Babinca ADOROU tanto os hambúrgueres como o cuscuz. 

Papa de Pêra, Tâmaras e Canela

Pois é, a Babinca continua a ser fã das nossas papas. Felizmente e com a introdução da alimentação complementar conseguimos que ela comesse de tudo. Mas continua a gostar das nossas papinhas e nós temos de continuar a inovar para a cativar. Agora já vai comendo a comida da escola e vai alternando com a papa caseira que continua a ser preparada com muito amor...Esta foi mais uma estreia bem sucedida.

Ingredientes:

- 2 pêras rocha rosadas

- 2 colheres de sopa de cevada (demolhada)

- 5 tâmaras (demolhadas)

- 1 pau de canela

- 100ml de água

- 80ml de leite do bebé

Preparação:

1) Cozi as pêras sem casca com a aveia e o pau de canela uns 10 minutos ou até a agua desaparecer toda. Deixei arrefecer.

 

2) Depois de frio coloquei no copo da varinha mágica com as tâmaras e triturei. Adicionei o leite e mexi. Pronto a servir!

 

Nota: A Babinca ainda mama...LM com fartura. No entanto na escolinha é difícil fazer com que beba o leite pois não aceita simples. Por isso comecei a mandar batidos de leite com fruta para o meio da manhã e quando faço as papas caseiras misturo sempre um pouco do meu leite. Mas não é necessário que assim seja, podem fazer a papa exactamente igual e usar cerca de 180ml de água para a cozedura não deixando a água desaparecer toda ou ainda, ao triturar, adicionar a água até obter a textura desejada. 

Mais um sucesso...a Babinca adorou!!  

Bolachinhas de Limão e Baunilha

Hoje foi mais um dia de bolachinhas...mas hoje queriamos fazer umas bolachinhas bonitas e usar uns cortadores de bolachas que ainda não tinhamos usado. Ainda não tinha usado manteiga para fazer bolachas para a Babinca mas desta vez decidi usar. No entanto ressalvo que podem usar na mesma o óleo de côco para substituir a manteiga. Eu usei manteiga vegetal. 

Ingredientes:

- Sumo de meio limão 

- 70g de manteiga sem sal

- 1 ovo 

- 250g de farinha (usei de trigo normal e de trigo integral)

- 1 colher de sobremesa de fermento

- 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Preparação:

1) Para preparar esta receita usei a minha empregada...coloquei todos os ingredientes lá dentro e programei 15 segundos-velocidade 6 e depois 2 minutos-velocidade espiga. No entanto podem perfeitamente fazer isto à mão, juntar todos os ingredientes secos numa taça e todos os húmidos na outra e ir adionando os ingredientes húmidos aos secos e mexendo bem. Quando estiver tudo misturado amassar com as mãos.

2) Coloquei a massa entre duas folhas de papel vegetal e estiquei com o rolo. Cortei com os cortadores de bolachas mas também podem fazer bolinhas e achatar com um garfo.

3) Levar ao forno até estarem feitos. O meu forno como é ultra rápido demorou cerca de 10 minutos com ventilação e sem pré aquecimento mas irá depender dos fornos. 

A cozinha ficou com um cheirinho maravilhoso...e a Babinca que estava sentada na cadeirinha a observar os movimentos todos assim que viu a primeira fornada a sair cá para fora pediu uma bolacha. Deixei arrefecer e lá lhe dei a bolacha que comeu inteirinha. Eu também comi claro, para mim estavam óptimas embora não tenham açúcar nenhum. Acho que é uma óptima opção para adultos e crianças. 

Muffins de Claras e Baunilha da Babinca

Bem, recentemente a Babinca fez 13 mesinhos (o tempo voa) e, como sempre, eu e ela vamos para cozinha nestas datas para nós especiais e preparamos qualquer coisa. Desta vez saiu uma tarte de nata sem natas (que é a que está na foto) e daqui sobraram 6 claras. Em conversa com uma amiga nossa pedimos opinião do que haveríamos de fazer com aquelas claras e ela sugeriu muffins de claras e arranjou-nos a receita. Fizemos algumas adaptações para a Babinca comer...fizemos uns para ela sem açúcar e com baunilha e uns para a mamãe (também mereço) com um nadinha de açúcar e um bocadinho de chocolate. Só tenho a dizer que ficaram divinais...a Babinca mal viu a sair do forno aponto logo o dedo do género "dá-me! estás à espera do quê?" e, quando arrefeceram, comeu um inteiro. Fiz para ela numas forminhas de papel mais pequeninas e para mim numas maiores. Fiz a massa na minha fiel "empregada" mas podem perfeitamente fazê-la manualmente (deixo as dicas para ambos).

E depois de tanta conversa, cá vai a receita adaptada à minha Babinca...

 

Ingredientes:

- 6 claras

- 50g de manteiga

- 270g de farinha com fermento

- 120g de leite

- 2 colheres de sopa de essência de baunilha

- 1/2 colher de sobremesa de fermento

 

Preparação:

1) Bater as claras em castelo (na empregada, com a borboleta - 4min/37ºC/vel.4) e reservar.

2) Misturar os restantes ingredientes até ficar uma mistura homogénea (na empregada fiz 15seg/vel6).

3) Adicionar as claras à massa anterior e mexer bem com uma vara de arames.

4) Distribuir o preparado por forminhas de queques e levar ao forno. Fazer o teste do palito para ver quando estão cozidos. 

Nota: No meu caso fiz 7 para ela em forminhas mais pequeninas e depois, com a massa que sobrou, adicionei 3 colheres de sopa de açúcar amarelo e outras tantas de chocolate granulado. Levei ao forno tudo ao mesmo tempo. Deixei ficar assim bem clarinho porque eu pessoalmente adoro coisas mal cozidas...não estava cru por dentro mas também não estava tostado. A Babinca adorou e eu também. 

Guisadinho de peixe com camarão e arroz de coentros

Mais um petisquinho para a Babinca...a pediatra liberou o marisco e achámos melhor que a Babinca o experimentasse em casa do que o viesse a experimentar na rua. Aqui a nossa piolha é daquelas que mal nos vê a pôr uma coisa na boca pede logo, mesmo que depois não goste e como estamos conscientes dos riscos de comer marisco na rua (restaurantes e afins) achámos melhor que comesse em casa até para mesmo para verificar algum tipo de alergia. E portanto aqui a mamãe resolveu fazer este peixinho com camarão e arroz de coentros para a Babinca experimentar.

Ingredientes:

 - 1 cebola média

- 2 dentes de alho grandes

- 2 cenouras

- peixe q.b. (usei pescada)

- 1 embalagem de camarão (usei congelado)

- 1 colher de sopa rasa de açafrão

- arroz basmati q.b.

- coentros q.b.

- azeite q.b.

- sal q.b.

Preparação:

1) Cortei uma cebola em rodelas e piquei os dentes de alho para um tachinho. Coloquei um fio de azeite, levei ao lume e deixei suar (deixar em lume baixo sem chegar a refogar).

2) Cortei as cenouras às tiras (ela roeu uma enquanto eu tratava da papa) e coloquei no tachinho juntamente com o peixe e o camarão. Tapei tudo com água, adicionei o açafrão, coloquei a tampa e deixei cozinhar.

3) Num outro tachinho coloquei uma medida de água, os coentros (a gosto) e uma pitadinha de sal. Deixei ferver e adicionei meia medida de arroz basmati (é o que usamos cá em casa). Tapei e deixei cozinhar.

4) É importante ir vendo a cozedura sobretudo do peixe. O arroz demora cerca de 10 minutos mas o peixe demora um pouco mais. Vi pelas cenouras, quando estavam cozidas estava pronto. Depois foi só servir. Esmaguei ligeiramente as cenouras, desfiei o peixe e cortei o camarão aos pedacinhos. 

Um sucesso!!!

Mini Pães de Leite

A Babinca adoraaa pães de leite...quando vamos tomar o pequeno almoço fora ou assim compramos sempre e ela come e pede e pede e pede...por isso resolvi fazer em casa até para ter menos conservantes dos do café.

Fiz pequeninos porque ela nunca come um dos grandes inteiro e ficaram bons...ela gostou. No entanto não ficaram tão fofinhos quanto os do café...isto devido à quantidade coisas que aquilo leva para "amaciar". Para a próxima já tenho mais um truque para ficarem mais molinhos a experimentar mas agora fica a receita destes.

Fiz esta receita na empregada mas dá perfeitamente para fazer à mão por isso deixo as duas formas de fazer.

Ingredientes:

- 250 g leite

- 25 g margarina

- 20 g açúcar amarelo

- 4 g fermento de padeiro seco

​- 1 pitada de sal (muito pouco)

- 500 g farinha tipo 65

- 1 gema de ovo para pincelar

Preparação na empregada:

1) Colocar todos os ingredientes no copo excepto a farinha e programar 1 min 30 seg/37°C/vel 1.

2) Adicionar a farinha e programar 10 seg/vel 6. De seguida amassar 2 min/vel espiga.

3) Deixar descansar 10 minutos. Fazer bolas de 60 g e colocar num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha, deixar dobrar de volume.

4) Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos.

Preparação na manual:

1) Colocar todos os ingredientes excepto a farinha num tachinho e levar ao lume brando mexendo sempre. A ideia é apenas ficar morno, se não tiverem termómetro coloquem o dedo no leite e se conseguirem aguentar 10 segundos sem queimar está bom.

2) Verter a mistura acima para uma taça grande e adicionar a farinha mexendo sempre. Quando a farinha estiver toda incorporada sovar a massa uns 3 minutos.

3) Deixar descansar 10 minutos. Fazer bolas de 60 g e colocar num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha, deixar dobrar de volume.

4) Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos.

Iogurtes de Bolacha da Babinca

Numa destas tardes, estavamos eu e a Babinca sem fazer nada e lembrei-me que tinha um pacote de cuajada para gastar. Ainda tinha umas 6 bolachas daquelas de limão e baunilha que tinha feito para ela (receita em cima) e resolvemos meter as mãos à obra e fazer estes iogurtes de bolacha. Ficaram óptimos...o cheirinho era semelhante ao da cerelac e o melhor disto tudo é que não é necessário levar a fermentar porque tem a cuajada (que não é mais do que coalho em pó). Também fiz esta maravilha na empregada mas mais uma vez não é estritamente necessário que tenham uma bixinha destas. Dá perfeitamente para fazer manualmente.

Ingredientes:

- 1 l de leite gordo do dia

- 6 bolachas da Babinca (foram as que usei mas também podem usar bolacha maria)

- 1 saqueta de Cuajada

Preparação na empregada:

1) Pulverizar as bolachas uns segundos na velocidade máxima. 
2) Juntar os restantes ingredientes e mexer bem uns segundos na vel. 4. 
3) Programar 6 min./90º/vel.4. 
4) Quando terminar, deitar em copos, deixar arrefecer e levar ao frigorífico umas horas. 

Como reparam a preparação destes iogurtes é bastante simples...quem não tiver empregada basta partir bem as bolachinhas e quando levar a mistura ao lume ter o cuidado para não deixar ferver. Mexer sempre no lume uns 10 minutos e verter para os copinhos.

Pão de Banana e Maçã

Já tinhamos visto a receita da pão de banana no blog da Leonor - Na cadeira da papa -  e já tinhamos reservado para fazer um dia destes...hoje foi o dia!!! Fiz algumas alterações à receita porque gosto sempre de dar o meu toque e reduzi as quantidades para metade porque tinha medo que a Babinca não gostasse. Foi um verdadeiro sucesso...ela adorou! Comeu logo uma fatia mal saiu o forno e nos dois dias seguintes andava a apontar para a caixa do pão de banana. Como, mesmo assim, ainda ficou grandito, parti em fatias e congelei para uma próxima para não estragar. Um sucesso.

Cá vai a receita com as alterações que fiz:

Ingredientes:

- 20g de amendoins (sem casca)

- 1 banana

- 1 maçã

- 70g óleo de côco

- 1 ovo

- 130g de farinha integral

- 1 colher de sobremesa de farinha de alfarroba

- 1 colher de sobremesa de bicarbonado de sódio

- 1 colher de sobremesa de fermento

Preparação na empregada:

1) Pulverizei os amendoins até ficarem em farinha (15 seg/vel.10). Reservar.

2) Esmagar a banana com um garfo numa taça. Picar a maçã (10 seg/vel.6) e adicionar à banana.

3) No copo colocar o óleo de côco, o ovo, a farinha e os amendoins pulverizados. Programar 30 seg./vel.4.

4) Juntar a mistura da farinha com a da banana e mexer bem com uma colher de pau. 

5) Colocar numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal untado e levar ao forno até estar feito (fui fazendo o teste do palito).

Preparação manual:

1) Colocar os amendoins num saco de plástico e bater com o rolo da massa até ficarem em farinha.

2) Esmagar a banana com um garfo e ralar finamente uma mação para uma taça. 

3) Noutra taça juntar o óleo de côco e o ovo. Mexer bem até ficar homogéneo. Adicionar os amendoins e envolver bem. Depois ir adicionando a farinha e mexendo bem para ficar uma mistura homogénea.

4) Juntar o conteúdo das duas taças e mexer bem com uma colher de pau até os ingredientes estarem todos ligados.

5) Colocar numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal untado e levar ao forno até estar feito (fui fazendo o teste do palito).


Papa de Amaranto com Manga e Romã

Hoje decidimos dar romã a experimentar à Babinca...fui tirando os baguinhos e metendo em cima da cadeira da papa e ela lá os ia "afiambrando" e comendo. Faz como faz com o milho...leva à boca, come o conteúdo e deita fora a casca. Como as romãs são grandes decidimos aproveitar para fazer a papa do lanche para a escolinha amanhã também com a romã...e foi um sucesso porque a Babinca, como é habitual, experimentou e foi pedindo foi pedindo e eu ia ficando sem papa para levar para a escolinha.

Como ainda tenho imenso leite (ainda amamento :)) ) adicionei leite no final mas também pode ser feito exclusivamente com água.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa cheias de amaranto (demolhado)

- 1/2 manga

- uns bagos de romã (não sei precisar quantos, talvez uns 20)

- 180ml água 

- leite do bebé q.b.

Preparação: 

1) Levei um tachinho ao lume com o amaranto, a manga e a romã cobertos com a água. Deixei ferver, reduzi o lume e deixei cozinhar até a água secar (uns 15 minutos).

2) Triturei tudo até ficar homogéneo e adicionei o leite envolvendo bem.

3) Decorei com uns bagos de romã e servi!

Super simples, delicioso e aprovado!!

Compota de maçã e canela SEM AÇÚCAR

Olá a todos...já há muito tempo que não vínhamos aqui postar uma receita porque têm-se metido outras coisas pelo meio mas hoje cá vão duas bem deliciosas e super fáceis de fazer especialmente para quem tem uma "empregada" como nós. Comprámos imensas maçãs e decidimos fazer uma compota de maçã sem açúcar que é uma excelente opção para adicionar aos iogurtes naturais ou mesmo para barrar no pão ou nas tostas (nas nossas e nas da Babina). Investigámos e optámos por esta que foi muito aprovada pela Babinca mal acabou de estar pronta. 

Ingredientes:

- 400 grama maçãs, sem caroço e com casca

-1 laranja, descascada sem caroços

- 2 colheres de chá rasa canela

- 3 colheres de sopa água

Preparação:

1) Coloque no copo as maçãs cortadas aos bocados sem caroços e a laranja descascada sem a parte branca e os caroços Programe 5 segundos/vel.5

2) Adicione a água e a canela e programe 30 min/100º/vel.1

3) Triture 20 segundos / vel.5 - 7

4) Se achar muito grossa adicione mais 1 ou 2 colheres de água deixe mais 5 min/vel.1

Colocámos em dois frasquinhos de vidro e deixámos voltados de "cabeça para baixo" durante um tempo até arrefecerem para criar vácuo e para a compota durar mais tempo. Depois é só servir....um sucesso!!!

Bolo de iogurte e cacau cozido a vapor

Por aqui decidimos introduzir o cacau à Babinca. Atenção que não é chocolate nem contém açúcar adicionado...é mesmo cacau! Neste caso específico cacau magro biológico em pó comprado num supermercado biológico. 

Acho que, como a mãe gosta de cacau, a Babinca também teria de gosta ou, pelo menos, provar e como não há dia melhor do que o presente fizemos este bolinho de cacau para ela provar. Fiz só metade da receita com medo que ela não gostasse mas a verdade é que rapidamente me arrependi porque o que ela não comeu, comi eu de tão bom que estava... O bolo foi cozido a vapor na vaporeira da empregada o que o deixa mais húmido e menos seco do que se for cozido no forno embora também dê, obviamente, para fazer no forno.

Segue então a receita completa que é o que farei para a próxima vez. 

Ingredientes:

- 3 ovos

​- 1 iogurte 

​- 100g de leite (usei magro)

- 50g água

- 260 gr de farinha com fermento

- 1 colher de sobremesa de fermento

​- 2 colheres de sopa de cacau em pó magro

Preparação:

1) Colocar no copo os ovos, o iogurte, o leite e a água e misturar 30 seg./vel.4.

2) Adicionar a farinha, o fermento e o cacau envolver 20 seg./vel 3.

3) Colocar em forma untada e enfarinhada e colocar na vaporeira a 120º/45min./vel.1. ou cozer em forno pré-aquecido a 180º por uns 30 minutos (fazer teste de palito).

Empadão de Atum e Quinoa

Já não vínhamos aqui à algum tempo...por falta de disponibilidade e porque andamos de um lado para o outro ultimamente mas agora conseguimos sentar-nos  uns minutos para postar algumas das novidades que temos feito para a Babinca e também para nós. Ela come praticamente tudo e tem uma especial predilecção por comer do prato da mamãe pelo que a opção agora já não passa por fazer comida para ela mas sim comida saudável para todos para que ela se possa "refastelar" à vontade nos pratos alheios. 

Este é um exemplo de uma comidinha saudável e super saborosa que, por acaso, tinha feito para o meu almoço do dia seguinte e acabou por ser também o jantar da Babinca.

Ingredientes:

- 2 mãos cheias de quinoa vermelha (demolhada)

- 2 latas de atum

- 1 ovo

- puré de batata

- 1 cebola grande

- 3 dentes de alho

- azeite biológico

- sal rosa dos Himalaias

- molho de tomate caseiro

- especiarias a gosto

Preparação:

1) Começo por picar a cebola e o alho bem fininho e colocar numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Não refogo, deixo em lume baixo até a cebola ficar molinha.

2) À parte coloco a quinoa a cozer num púcaro.

3) Quando a cebola está molinha e a quinoa já cozida adiciono a quinoa à frigideira e o atum. Tempero com um pouqinho de sal rosa dos Himalaias, uma colher de sobremesa de manjericão e cominhos a gosto. Misturo tudo muito bem e junto o molho de tomate. 

4) Quando está tudo envolvido e misturado "monto" o empadão: num pirex coloco uma camada de puré, uma do preparado de quinoa e outra camada do puré. Espalho um ovo batido por cima e levo ao forno só para formar a casquinha de ovo.

  • Facebook Social Icon

Obrigado a todos....

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square
  • google-plus-square

​​© Copyright 2032 Designs by Thomas Rider.

bottom of page